Noticias

Passo Fundo registra estragos e vento de 86km/h

12 Jun, 2018

Esta segunda-feira (11) foi marcada por temporais na região norte e também em Passo Fundo.

Um alerta foi emitido ainda na noite de domingo (10) pela Defesa Civil Gaúcha, mas foi tarde de Segunda-feira que a previsão se confirmou. Com uma temperatura de 23°C na cidade e muita umidade, um temporal atingiu a cidade, trazendo pancada rápida de chuva, mas muito vento.

Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivengdonei Sampaio, as rajadas de vento chegaram a 86km/h. Em Soledade, por exemplo, foram mais de 90km/h registrados. Isso foi o suficiente para derrubar galhos, árvores inteiras e interromper o trânsito em vários locais.

Na Saldanha Marinho com a Uruguai, uma árvore grande tombou sobre a pista e precisou ser retirada por equipes da prefeitura. A situação mais grave ocorreu no bairro Santa Maria, onde um curto circuito, no momento do temporal, pode ter sido a causa de um incêndio que destruiu completamente uma residência de madeira. Na ocasião ninguém ficou ferido. Também foram registrados problemas em outros bairros. Na Lucas Araújo, o telhado de aluzinco, em uma casa, que é parafusado, foi arrancado pelo vento.

A Uirapuru também foi para as ruas, indo até os pontos com mais problemas. Na Lucas Araújo o morador que teve a casa destelhada falou sobre os momentos de pavor que a família viveu. Conforme ele, tudo foi muito rápido e o vento seguramente superou a marca de 86kmh. O morador lamentou o prejuízo, mas, felizmente, ninguém se feriu.

Para esta terça-feira (12) segue o alerta e a previsão de chuvas. O observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivengdonei Sampaio, explicou que a partir de amanhã (12) o tempo começa a mudar novamente. Uma massa de ar gelado se aproxima, com previsão de forte queda nas temperaturas.

Na quarta-feira (13) o ar de origem polar já traz a chance de geadas, com mínimas de até 4°C e máximas que não devem ultrapassar os 12°C. A chuva pode ocorrer de forma rápida na próxima sexta-feira (15) e o frio mais intenso será no sábado (16), com chance de zero grau em Passo Fundo.

Fonte: Rádio Uirapuru

Anunciantes